sábado, novembro 07, 2009

Decorando a sua sala de aula



Sugestões de Calendário Escolar

Nas salas de aula é sempre bom que sejam expostos nas paredes, de preferência no alcance das crianças, CALENDÁRIO com todos os meses do ano para que as mesmas possam acompanhar as atividades desenvolvidas durante a semana, a unidade e todo o ano letivo.

A seguir temos algumas ideias de como montar um calendario  bem divertido em sala de aula.


Esta é uma ideia bem legal, feito com emborrachado, papel cartão e papel oficio.
Aqui a professora fez no computador os numerais de 1 a 31 em fonte grande para que seja visualizada de longe, depois recortou e colou em papel cartão dupla face colorido e colou sobre o emborrachado. Para as letras da palavra CALENDÁRIO foi usado emborrachado colorido com alguns detalhes para enfeitar mais. Não esquecendo também do espaço para colocar o nome do mês.



Este outro modelo de CALENDÁRIO é esse confeccionado com copo de café descartáveis, letras com emborrachado, papel cartão colorido e números digitados.Uma boa ideia também.
A professora pegou 31 copos descartaveis de café e colou no fundo de cada copo um numeral( de 1 a 31), depois colou os copos no papel cartão( pode ser feito também na folha de isopor).Acima dos copos colados colocou nome do Ano, do Mês e do Dia, deixando espaço para trocar em cada dia.E para visualizar melhor os dias da semana, a cada dia era colocado uma flor de EVA no copo.

EM BREVE MAIS SUGESTÕES....

Projeto das Cores

PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: O Mundo Mágico das Cores
OBJETIVO GERAL:
  • Proporcionar às crianças a descoberta de como as cores se transformam de acordo com suas misturas, ampliando assim o vocabulário e seus conhecimentos através de musicas, textos, histórias e canções.
DURAÇÃO:
  • 06 SEMANAS
PÚBLICO ALVO:

  • Crianças desde o Maternal ao 1º ano do ensino fundamental;
CONTEUDOS A SEREM TRABALHADOS:

Educação Infantil

  1. Linguagem Oral e Escrita;
  2. Conhecimento Lógico Matemático;
  3. Artes Visuais;
  4. Musica;
  5. Movimento;
  6. Identidade e Autonomia;
  7. Natureza e Sociedade;
1º Ano do Ensino Fundamental
  1. Linguagem (Processos de Alfabetização, Artes, Movimento);
  2. Noções Lógicas Matemáticos;
  3. Ciências Naturais (Ciências);
  4. Ciências Sociais (História, Geografia);
ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS:

  •  Leve para a sala de aula música, histórias, poesias, poemas, versos, adivinhas, parlendas, textos variados que falem sobre as cores;
  •  Leve também material de bem colorido como: bola, boneca, carrinho,papel colorido, lápis colorido etc;
  • Leve para a sala de aula frutas de diferentes cores para que eles sintam o cheiro, observem as cores por dentro e por fora e sintam o sabor;
  • Trabalhe uma cor por semana com atividades diversificadas;
  •  Em roda converse com as crianças sobre as cores;
  •  Explore as musicas e textos ajudando as crianças a aprenderem a letra e a melodia;
  • Leve para sala de aula uma experiência que misture as cores, para que as crianças possam visualizá-las;
  • Cante músicas com as crianças;
SUGESTÕES DE TRABALHO:
1ª Semana: Cor Amarela

  1. A semana da Cor Amarela...
  2.  Nesta semana o professor organiza a sala com a cor que vai ser trabalhada na semana. Tudo de amarelo.
  3. O professor de posse da história O Barquinho Amarelo, mostra as gravuras para os alunos;
  4.  Em outro momento, o mesmo conta a história para as crianças pausadamente;
  5. O conto pode durar até 02 dias, podendo ser alternados para as turmas de educação infantil, já para o 1º ano será feita em uma única aula;
  6. O professor poderá trazer também para a sala de aula poesia ou versos que tem na letra a cor;
  7. Na rodinha, converse com as crianças sobre o que a letra da musica ou a historia descrevendo o que está sendo ditas pelo o mesmo, com certeza elas terão muito que dizer;
  8. Monte atividades para casa sobre alguma palavra da letra da música ou texto. As crianças levarão para casa essa atividade para pesquisar com sua família sobre a palavra escolhida (Pré II e 1º ano);
  9. Realizar com as crianças produção de texto oral e escrita, primeiro a produção será coletiva, depois os alunos do 1º ano farão uma produção de texto individual;
  10. No final da semana a professora fará com os alunos dobradura de papel sobre o barquinho amarelo, para que a mesma possa levar para casa o registro do conteúdo trabalhado;
  11. Construção do Livro das Cores: A cada semana as crianças irão construir uma parte do livro por cor, colando materiais correspondente a cada cor, no final cada aluno terá domínio de todas as cores e um livro de brinde.
Sugestões de Jogos:

1. Amarelinha - poderão trabalhar além da cor amarela, também as formas geométricas;
Sugestões de Textos:

a) Poema: Amarelo

Amarelo do sol que esquenta a manhã


Amarelo do ouro da mina


Que tingiu o ipê, muitas frutas dourou


Até lá dentro do ovo ele pintou.



b) Música: Meu Pintinho Amarelinho


Meu pintinho amarelinho

Cabe aqui na minha mão

Na minha mão.

Quando quer comer bichinhos

Com seus pezinhos ele cisca o chão.

Ele bate as assas,

Ele faz piu,piu

Mas tem muito medo é do gavião.

c)Histórias: O barquinho amarelo - Autora: Iêda Dias da Silva

Marcelo faz um barquinho.

Marcelo faz um barquinho de papel.

Marcelo diz:

_ Olha o meu barquinho!

Rosinha diz:

_ Um barquinho amarelo. Que beleza!

Marcelo solta o barquinho.

Marcelo solta o barquinho na água.

Rosinha diz:

_ Que beleza! A água azul...

O barquinho amarelo. O barquinho amarelo dança.

O vento faz: u... u... u....

A água faz: chuá... chuá...chuá...

O barquinho balança:

Pra lá... Pra cá...

Pra lá... Pra cá...

Rosinha diz:

_ Olhe, Marcelo, o barquinho dança.

O barquinho amarelo dança no azul da água.

Marcelo olha o barquinho.

Rosinha dança.

Marquinho também dança.

De repente... o vento sopra: fu-u.... fu-u...

A água balança com força.

O barquinho também balança com força:

Pra lá... Pra cá...

O vento sopra: fuú... fu-u...

A água rola com força.

A água leva o barquinho amarelo.

Marcelo diz:

_ Que será do meu barquinho?

Lá vai o vento...

Lá vai a água...

Lá vai o barquinho...

Marcelo olha o barquinho.

O barquinho amarelo já vai longe...

Lá longe...

Um galho balança na água.

A água rola, rola.

O galho balança pra lá pra cá.

O vento balança o galho.

O vento sopra, sopra.

O galho balança pra lá pra cá.

O barquinho balança no galho pra lá pra cá.

Marcelo pega o barquinho. Marcelo olha o barquinho.

Marcelo diz:

_ Que bom! Que bom!

O galho salvou meu barquinho!


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

As professoras de posse da história O Barquinho Amarelo, mostraram as gravuras para as crianças , sem falar do que se tratava aquelas gravuras, depois pediram para que as crianças reproduzissem numa folha de oficio auilo que elas tinham percebido nas gravuras apresentadas.Abaixo estão algumas reproduçoes realizadas pelas  crianças.







 



As professoras do Maternal e Pré I confeccionaram juntamente com as crianças barquinhos de papel em folha de oficio 4 e depois pintaram com a tinta guache na cor Amarela. Este trabalho foi bem interessante,relata as professoras, pois ficou bem mais facil trabalhar com as crianças com as cores,elas estão se envolvendo bastante nas atividades proposta em sala de aula.



As crianças brincam com os barquinhos construidos em sala de aula.




 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS CLASSES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

As turmas do 1º ano já são crianças que tem de uma certa forma com conhecimento maior sobre as CORES, já reconhecem, sabem como combina-las entre si, por isso as professoras tiveram o cuidado de que as  atividades realizadas nestas classes fossem mais especificas ao conteúdos já antes trabalhados.
Nestas fotos abaixo, as professoras utilizaram as formas geometricas(conteúdo já trabalhdo com as criaças) para reforçar sobre as cores, montando desenhos com as formas e colorindo de acordo a criatividade de cada criança.











Neste espaços, algumas crianças trabalham em grupos Produçoes de Textos sobre a cor Amarela




Outras atividades desnvolvidas em sala de aula em outros momentos disntintos na primeira semana do Projeto CORES com a SEMANA AMARELA.










Os trabalhos realizados na SEMANA AMARELA foram bastante enriquecedor para aprendizagem das crianças. As professoras usaram sua criatividade para desenvolver um bom trabalho, sendo que o mais importante foi alcançado....A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.


OBS: Nesta primeira semana do PROJETO CORES trabalhamos apenas a cor Amarela, mas ainda iremos brincar com as outras cores como:

  • VERMELHA
  • VERDE
  • AZUL
  • PRETO E BRANCO

AGUARDEM!!!!!!!!!


MARIA DE ARAUJO


Continuação do Projetos Cores

Nesta segunda semana do projeto trabalhamos com a cor VERMELHA.

2ª Semana: A cor Vermelha

 A semana da Cor Vermelha...

 Nesta semana o professor organiza a sala com a cor que vai ser trabalhada na semana. Tudo de Vermelho.

 O professor de posse da história O Barquinho Amarelo, mostra as gravuras para os alunos;

 Em outro momento, o mesmo conta a história para as crianças pausadamente;

 O conto pode durar até 02 dias, podendo ser alternados para as turmas de educação infantil, já para o 1º ano será feita em uma única aula;

 O professor poderá trazer também para a sala de aula poesia ou versos que tem na letra a cor;

 Na rodinha, converse com as crianças sobre o que a letra da musica ou a historia descrevendo o que está sendo ditas pelo o mesmo, com certeza elas terão muito que dizer;
 Monte atividades para casa sobre alguma palavra da letra da música ou texto. As crianças levarão para casa essa atividade para pesquisar com sua família sobre a palavra escolhida (Pré II e 1º ano);

 Realizar com as crianças produção de texto oral e escrita, primeiro a produção será coletiva, depois os alunos do 1º ano farão uma produção de texto individual;

 No final da semana a professora fará com os alunos dobradura de papel sobre o barquinho amarelo, para que a mesma possa levar para casa o registro do conteúdo trabalhado;

 Construção do Livro das Cores: A cada semana as crianças irão construir uma parte do livro por cor, colando materiais correspondente a cada cor, no final cada aluno terá domínio de todas as cores e um livro de brinde.